Orgãos Centrais

Os órgãos centrais da INSJCM são os de natureza colegial ou individual que exercem jurisdição de âmbito universal com competências próprias ou delegadas pelo Líder Espiritual.

Orgãos Centrais Competências
O Líder Espiritual O Líder Espiritual da Igreja é Sua Eminência o Bispo, que exerce esta função em virtude da excelência Espiritual de que está revestido, sendo o órgão individual supremo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, a quem se incumbe a responsabilidade da condução espiritual, Administrativa, Eclesiástica e Social da Igreja.
No exercício das suas funções o Líder Espiritual é coadjuvado pelos Bispos Auxiliares, cujas competências são exercidas por delegação de poderes.
O Tabernáculo Central O Tabernáculo Central é o santuário, local de profundo respeito, recolhimento e reflexões, dentro do qual se desenvolvem actividades específicas de natureza espiritual.
O Congresso O Congresso é a reunião magna deliberativa, que reúne regularmente de cinco em cinco anos, e extraordinariamente sempre que se revelar necessário, sendo convocado e presidido pelo Líder Espiritual.
O Corpo dos 24 Anciãos O Corpo dos 24 Anciãos é um órgão colegial de gestão estratégica, que assiste o Líder Espiritual na condução do funcionamento da INSJCM, no espaço entre dois Congressos.
O Episcopado O Episcopado é o órgão colegial de gestão e execução operacional de natureza eclesiástica, ecuménica e social de todas actividades da INSJCM, dirigido pelo Líder Espiritual, que reúne ordinariamente uma vez por mês com a participação dos titulares e adjuntos do escalão central e com individualidades expressamente convocadas de acordo com a pertinência da agenda.
A Conferencia Episcopal A Conferencia Episcopal é o órgão de natureza deliberativa em matérias ligadas a avaliação administrativa, que se reúne de 12 em 12 meses mediante convocação única e expressa do Líder Espiritual.
O Conselho do Líder Espiritual O Conselho do Líder Espiritual é o órgão de natureza consultivo em matéria de gestão, organização, administração, eclesiástico e outros domínios definidos e determinados pelo Líder Espiritual, sendo expressa e unicamente convocado e presidido por ele.
O Sacerdote O Sacerdote é uma entidade de natureza espiritual cujo perfil se enquadra nas competências inerentes ao Tabernáculo Central, exercendo o sacerdócio a nível da sede espiritual da Igreja.
A Inspecção Geral A Inspecção Geral é a estrutura encarregue de verificar o cumprimento das decisões emanadas dos órgãos superiores bem como dos documentos normativos e metodológicos reitores da actividade eclesiástica, administrativa, organizativa, social e cultural da Igreja.
Secretariado Executivo O Secretariado Executivo é a estrutura que se ocupa da gestão corrente institucional, administrativa, organizativa, patrimonial, dos recursos humanos e do apoio protocolar.
A Direcção de Evangelização e Educação Cristã A Direcção de Evangelização e Educação Crista é a estrutura a quem se incumbe promover a expansão do evangelho e proporcionar a educação cristã aos fiéis tocoístas bem como a sociedade.
A Direcção de Ritos e Sacramentos A Direcção de Ritos e Sacramentos é a estrutura encarregue de garantir, através da celebração de actos divinos, a libertação e o revigoramento do homem do pecado.
O Instituto de Formação Bíblica e Teologia O Instituto de Formação Bíblica e Teologia (IFBT) é uma instituição de ensino vocacionada a ministrar conhecimentos de ordem teológica e bíblica aos responsáveis e quadros de diferentes níveis e escalões da Igreja.
As Regiões Eclesiásticas Consideram-se Regiões Eclesiásticas o conjunto de órgãos e estruturas que se situam no determinado espaço geográfico (conjunto de províncias de Angola e Igrejas Nacionais) que sob coordenação central, constituem eixos de desenvolvimento eclesiástico.
O Conselho Central da Mulher Tocoísta O Conselho Central da Mulher Tocoísta (CCMT) é o órgão que congrega as mulheres a partir dos 18 anos de idade, solteiras ou casadas, a quem está incumbido estabelecer as linhas de orientação para organização e desenvolvimento da mulher nos domínios espiritual, eclesiástico, social e cultural.
O Conselho Central da Juventude Tocoísta AO Conselho Central da Juventude Tocoísta (CCJT) é o órgão que congrega os jovens de ambos os sexos, a partir dos 18 anos de idade, a quem está incumbido exercer as linhas de orientação estabelecidas pelo Episcopado, através da Pastoral Juvenil, para a organização e desenvolvimento nos domínios espiritual, eclesiástico, social e cultural.
O Conselho Central da Criança Tocoísta O Conselho Central da Criança Tocoísta (CCCT) é o órgão que congrega as crianças de ambos os sexos a partir da data da dedicação ao Senhor até aos 17 anos de idade, e a quem está incumbido executar as linhas de orientação estabelecidas pelo Episcopado, através da Pastoral Juvenil, para organização e desenvolvimento da criança nos domínios espiritual, eclesiástico, social e cultural.

Copyright © 0017MC - Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - (Os Tocoistas). Todos os Direitos Reservados
.